1ª aula da disciplina
30 de agosto de 2012
Plano de aula da disciplina.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE
DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇAO/ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇAO
Curso
de Museologia
BIB03216 – Informação e Educação Patrimonial
Créditos:
02 – 30 h/a – Turma U – Quinta-feira
Prof.ª
Drª Zita Rosane Possamai
Plano
de Ensino 2012/2
Ementa
Estudo
da preservação patrimonial e da relação museu e escola. O ensino a partir de
coleções móveis ou imóveis de interesse histórico e cultural e da preservação
ambiental.
Objetivos
▪ Relacionar patrimônio, memória e educação
no contexto contemporâneo;
▪Analisar diferentes abordagens
teórico-metodológicas de inserção do patrimônio cultural na prática educativa
atual;
▪ Pesquisar as diferentes abordagens e
conceitos sobre educação em museus, inserindo-as em sua historicidade;
▪ Conhecer experiências e a prática educativa
nas instituições ligada ao patrimônio cultural;
Metodologia
Pesquisa, leituras, seminários e debates; trabalhos
individuais e em grupo; produções intelectuais e didáticas; análise de suportes
tecnológicos; exposições dialogadas; pesquisas; saída de campo às instituições;
produção de conhecimento com auxílio de ferramentas digitais com o auxílio da
plataforma Moodle.
Conteúdo
Programático
▪ Memória, patrimônio e educação
▪ A educação nos museus
▪ A abordagem da Educação Patrimonial
▪ A cultura material e visual na perspectiva
educativa
▪ O patrimônio e os museus no contexto do
ensino e da escola
Experiências
de Aprendizagem
Durante a disciplina, os discentes desenvolverão
as seguintes experiências de aprendizagem: exposição oral de trabalhos;
pesquisa e realização de trabalhos em grupo; realização de visitas; exposição
escrita; leitura de textos e debate de ideias.
Avaliação
Será considerado o desempenho global da disciplina,
através do processo de construção e autonomia do aluno. Para fins de atribuição
do conceito final, serão levados em conta os seguintes aspectos:
a) presença efetiva nas aulas,
comprometimento e responsabilidade com as leituras, trabalhos e seminários;
b)
qualidade e organização da produção teórica escrita: resenhas, fichamentos e
apresentações orais;
c) capacidade de articulação entre os
diferentes autores e leituras propostas.
d) utilização adequada e noção global sobre
as novas tecnologias digitais e a contribuição que tais ferramentas fornecem ao
processo educativo.
Atividades
de Recuperação
Tendo em vista que será considerado o
desempenho global da disciplina, segundo os critérios acima explicitados, as
atividades de recuperação serão realizadas, analisando-se esse desempenho e de
acordo com as necessidades apresentadas pelo discente.
Cronograma
Ver Moodle
Bibliografia
Básica
BLANCO, Ángela García. Didática
Del Museo. Madrid: Ediciones de La
Torre , 1994.
BASTOS, Elizabeth; SILVA, Carmen Granja da; SEIDEL, Suzana;
FIORENTINI, Leda - Introdução à educação digital - Editora MEC/SEED.
MACHADO, Maria Beatriz Pinheiro. Educação patrimonial: orientações para
professores do ensino fundamental e médio.
Caxias do Sul: Maneco, 2004.
MARANDINO, MARTHA; ALMEIDA, ADRIANA MORTARA;
VALENTE, MARIA ESTHER. Museu: lugar do
público. São Paulo: FIOCRUZ, 2009.
MARANDINO, Martha et al. (Orgs.). Educação
e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências.
Rio de Janeiro: Access, 2003.
RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino
de História. Chapecó: Argos, 2004.
Bibliografia
Complementar
ABREU, Regina. A fabricação do imortal:
memória, história e estratégias de
consagração no Brasil. Rio
de Janeiro: Lapa/Rocco, 1996.
ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e patrimônio: ensaios
contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
AIDAR, Gabriela. Museus e inclusão social. Ciências & Letras, n. 31, Porto
Alegre, p. 53-62.
BOURDIEU,
Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte:
os museus de arte europeus e seu público. São Paulo: EDUSP/Zouk, 2003.
CABRAL, Magaly. Museu e educação: conceitos e
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III Encontro sobre Museu, Preservação de Patrimônio, memória e identidade.
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Fundamentos da educação patrimonial. Ciências
e Letras, Porto Alegre, n. 27, p. 25-35, jan./jun. 2000.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Licões das
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Histórico e Artístico Nacional, p. 220 a 233, n. 31, 2005.
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A construção da relação Museu-Escola no Rio de Janeiro entre 1832 e o final dos
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LOPES,
Maria Margaret. O Brasil descobre a
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Portal
do professor Portal educacional organizado pelo Ministério em parceria com o
Ministério da Ciência e Tecnologia contendo materiais produzidos para e por
professores. URL: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
POSSAMAI,
Zita Rosane; LEAL, Elisabete da Costa. Museologia
social. Porto Alegre: UE, 2000.
VARINE, Hugues de. Patrimônio e educação
popular. Ciências e Letras, Porto
Alegre, n. 31, p. 287-296, jan./jun. 2002.
VILLAGRÁN, Maria Angélica. O projeto de
educação patrimonial da Quarta Colônia: uma leitura desde as teorias da
educação. Ciências e Letras, Porto
Alegre, n. 27, p. 247-257, jan./jun. 2000.
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