segunda-feira, 12 de novembro de 2012


 1ª aula da disciplina
30 de agosto de 2012
Plano de aula da disciplina.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇAO/ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇAO
Curso de Museologia
BIB03216  – Informação e Educação Patrimonial  
Créditos: 02 – 30 h/a – Turma U – Quinta-feira
Prof.ª Drª  Zita Rosane Possamai

Plano de Ensino 2012/2

Ementa
Estudo da preservação patrimonial e da relação museu e escola. O ensino a partir de coleções móveis ou imóveis de interesse histórico e cultural e da preservação ambiental.

Objetivos
▪ Relacionar patrimônio, memória e educação no contexto contemporâneo;
▪Analisar diferentes abordagens teórico-metodológicas de inserção do patrimônio cultural na prática educativa atual;
▪ Pesquisar as diferentes abordagens e conceitos sobre educação em museus, inserindo-as em sua historicidade;
▪ Conhecer experiências e a prática educativa nas instituições ligada ao patrimônio cultural;

Metodologia
Pesquisa, leituras, seminários e debates; trabalhos individuais e em grupo; produções intelectuais e didáticas; análise de suportes tecnológicos; exposições dialogadas; pesquisas; saída de campo às instituições; produção de conhecimento com auxílio de ferramentas digitais com o auxílio da plataforma Moodle.

Conteúdo Programático
▪ Memória, patrimônio e educação
▪ A educação nos museus
▪ A abordagem da Educação Patrimonial
▪ A cultura material e visual na perspectiva educativa
▪ O patrimônio e os museus no contexto do ensino e da escola

Experiências de Aprendizagem

Durante a disciplina, os discentes desenvolverão as seguintes experiências de aprendizagem: exposição oral de trabalhos; pesquisa e realização de trabalhos em grupo; realização de visitas; exposição escrita; leitura de textos e debate de ideias.

Avaliação

Será considerado o desempenho global da disciplina, através do processo de construção e autonomia do aluno. Para fins de atribuição do conceito final, serão levados em conta os seguintes aspectos:
a) presença efetiva nas aulas, comprometimento e responsabilidade com as leituras, trabalhos e seminários;
 b) qualidade e organização da produção teórica escrita: resenhas, fichamentos e apresentações orais;
c) capacidade de articulação entre os diferentes autores e leituras propostas.
d) utilização adequada e noção global sobre as novas tecnologias digitais e a contribuição que tais ferramentas fornecem ao processo educativo.

Atividades de Recuperação

Tendo em vista que será considerado o desempenho global da disciplina, segundo os critérios acima explicitados, as atividades de recuperação serão realizadas, analisando-se esse desempenho e de acordo com as necessidades apresentadas pelo discente.

Cronograma

Ver Moodle

Bibliografia Básica

BLANCO, Ángela García. Didática Del Museo. Madrid: Ediciones de La Torre, 1994.

BASTOS, Elizabeth; SILVA, Carmen Granja da; SEIDEL, Suzana; FIORENTINI, Leda - Introdução à educação digital - Editora MEC/SEED.

MACHADO, Maria Beatriz Pinheiro. Educação patrimonial: orientações para professores do ensino fundamental e médio.  Caxias do Sul: Maneco, 2004.

MARANDINO, MARTHA; ALMEIDA, ADRIANA MORTARA; VALENTE, MARIA ESTHER. Museu: lugar do público. São Paulo: FIOCRUZ, 2009.

MARANDINO, Martha et al. (Orgs.).  Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: Access, 2003.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de História. Chapecó: Argos, 2004.

Bibliografia Complementar

ABREU, Regina.  A fabricação do imortal: memória, história e estratégias de      consagração no Brasil. Rio de Janeiro: Lapa/Rocco, 1996.

ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

AIDAR, Gabriela. Museus e inclusão social. Ciências & Letras, n. 31, Porto Alegre, p. 53-62.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain.  O amor pela arte: os museus de arte europeus e seu público. São Paulo: EDUSP/Zouk, 2003.

CABRAL, Magaly. Museu e educação: conceitos e métodos. IN: CARDOSO, Rosane. Anais do III Encontro sobre Museu, Preservação de Patrimônio, memória e identidade. Lajeado, 2005, p. 17-27.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Fundamentos da educação patrimonial. Ciências e Letras, Porto Alegre, n. 27, p. 25-35, jan./jun. 2000.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Licões das coisas o enigma e o desafio da educacão patrimonial. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, p. 220 a 233, n. 31, 2005.
ITAQUI, José. Educação patrimonial e desenvolvimento sustentável. Ciências e Letras, Porto Alegre, n. 27, p. 229-245, jan./jun. 2000.

KOPTCKE, L. S. ; LOPES, M.M. ; PEREIRA, M. . A construção da relação Museu-Escola no Rio de Janeiro entre 1832 e o final dos anos de 1927.Análise das formas de colaboração entre o Museu Nacional e as instituições da educação formal. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. XXIV Simpósio Nacional de História, 2007.

LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa científica. São Paulo: Hucitec, 1997.

LOPES, Maria Margaret; MURRIELLO, Sandra Elena. Ciências e educação em museus no final do século XIX. Hist. cienc. saude-Manguinhos v.12  supl.0 Rio de Janeiro  2005.

LOPES, Maria Margaret et all. A construção da relação Museu-Escola no Rio de Janeiro entre 1832 e o final dos anos de 1927: análise das formas de colaboração entre o Museu Nacional e as instituições da educação formal. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História, Associação Nacional de História, 2007.

MENESES, Ulpiano  Bezerra de. Educacão e museus seducão, riscos e ilusões. Ciêcias e Letras, p. 91 a 101, n. 27, 2000.

Portal do professor Portal educacional organizado pelo Ministério em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia contendo materiais produzidos para e por professores. URL: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

POSSAMAI, Zita Rosane; LEAL, Elisabete da Costa. Museologia social.  Porto Alegre: UE, 2000.

VARINE, Hugues de. Patrimônio e educação popular. Ciências e Letras, Porto Alegre, n. 31, p. 287-296, jan./jun. 2002.

VILLAGRÁN, Maria Angélica. O projeto de educação patrimonial da Quarta Colônia: uma leitura desde as teorias da educação. Ciências e Letras, Porto Alegre, n. 27, p. 247-257, jan./jun. 2000.

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